zumbido
mulher com zumbido no ouvido

Você sofre de zumbido? Conhece alguém que tenha zumbido?

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) até 17 % da população mundial apresenta sintomas da doença.

Também conhecido como tinnitus, é caracterizado pela percepção de um barulho (podendo ser do tipo apito, chiado, “panela de pressão”, “bater das asas de borboletas”, etc) nos ouvidos ou na cabeça. Por si só, não é considerado uma doença, mas sim um sinal de que alguma coisa está errada.

O zumbido pode se desenvolver nas mais variadas populações, porém os idosos ou portadores de perdas auditivas são os mais acometidos.

Principais causas:

uso de determinados medicamentos, exposição à ruído de alta intensidade, envelhecimento, cêra nos ouvidos, disfunções da articulação têmporo-mandibular, entre outros.
O profissional adequado para realização da avaliação dos pacientes que possuem a doença é o otorrinolaringologista em conjunto com o fonoaudiólogo.

Através de uma avaliação minuciosa, com uma boa história clínica e exame físico otorrinolaringológico pode-se ter um diagnóstico. Na grande maioria das vezes, o otorrino complementa sua avaliação com um estudo da audição: audiometria e outros exames audiológicos.

É importante frisar: Sim! Existe tratamento para o zumbido!

Procure seu médico e faça sua avaliação.

Dr. Franzé Barros de Oliveira
CRM 11.793 CE