O que é presbiacusia? Ele é definida como a redução da acuidade auditiva relacionada ao envelhecimento das células do nervo auditivo, fazendo parte do processo geral de envelhecimento do organismo humano.
A patologia tem início a partir da quinta década de vida e é caracterizada por uma perda auditiva irreversível do tipo sensorioneural, bilateral, simétrica e lentamente progressiva.
São frequentemente citados como possíveis fatores de risco o gênero masculino, o tabagismo, a exposição sonora, o estresse, os distúrbios metabólicos e vasculares (diabetes, hipertensão arterial sistêmica, aterosclerose) e hereditariedade.

A perda de audição é diagnosticada por uma avaliação audiológica básica realizada pelo Fonoaudiólogo e Otorrinolaringologista e confirmada através dos exames audiológicos (Audiometria tonal, vocal e a Imitanciometria).
Idosos com presbiacusia apresentam uma grande dificuldade na compreensão da fala, frequentemente sendo encontrada a queixa “esculto, mas não entendo”.

O paciente diminui gradativamente o convívio social, evitando participar de eventos, festas, jantares que costumava frequentar, provocando um isolamento que o deixará abalado emocionalmente, podendo chegar ao extremo de apresentar até mesmo um quadro depressivo.

As alterações na acuidade auditiva também estão relacionadas ao declínio cognitivo, o que pode acelerar o avanço do processo de demência.

Atualmente o melhor tratamento para a reabilitação da audição do idoso é o uso de aparelhos de amplificação sonora individual (AASI), seguido de um treinamento auditivo.

 

Por  Patrine Parente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir