Os desconfortos nasais muito frequentemente resultam na sensação de falta de ar. É o famoso nariz “entupido”, que faz com que o indivíduo tente respirar pela boca. Normalmente, este quadro incômodo é passageiro e reflexo de problemas comuns. Na síndrome do nariz vazio, contudo, acontece o contrário.

Quem possui esta condição rara tem a sensação constante de nariz tapado. O desconforto tende a ser tão intenso a ponto de causar náuseas. A isto se somam outros sintomas que impedem a pessoa de cumprir a sua rotina normalmente. Explicamos mais sobre esta condição a seguir.

O que é a Síndrome do Nariz Vazio

Quase sempre, a patologia é um reflexo de cirurgias nasais. Ela é crônica e pode ocorrer mesmo quando a anatomia do local não apresenta impedimentos à respiração. Considera-se esta condição como iatrogênica, o que significa que é resultado involuntário de uma ação médica.
O resultado é que, embora a região esteja desobstruída, o paciente perde a sensação da passagem de ar. Quem sofre desta condição, além de um grande mal-estar, acaba desenvolvendo sintomas paralelos, como depressão e ansiedade.

Quais são as causas para este problema

A sua causa fisiológica é a ressecção ou redução demasiada dos cornetos nasais. Trata-se de uma estrutura que tem como função a filtragem do ar que respiramos.
É aí que ocorre uma perda de sensibilidade e, neste caso, a sua função acaba prejudicada. Assim, a chegada de um ar filtrado, úmido e quente ao pulmão não acontecerá.

Como identificar a síndrome

Mesmo estando ligados a um procedimento cirúrgico, os seus sintomas não são imediatos. O paciente leva anos até que ocorram as primeiras manifestações. Ele começa por sentir que o nariz está sempre ressecado e pode haver queimação quando se respira ar frio.
Com o tempo surgem dores faciais e de dente sem causa aparente. Por vezes acontece ainda uma produção anormal de secreções nasais, que acaba por ocasionar crostas. Evidentemente, o sintoma mais claro da Síndrome do Nariz Vazio é a persistente falta de ar.

Como é feito o diagnóstico

Ao procurar por ajuda especializada, o nariz do paciente será explorado de diferentes maneiras. Podem ser feitas rinoscopias ou endoscopias, com intuito de avaliação física. Existem ainda outras provas e não se dispensa a anamnese.
De que forma acontece o tratamento
Se ao avaliar as cavidades nasais a síndrome for constatada, as possibilidades são os tratamentos cirúrgicos ou não-cirúrgicos. Os últimos funcionam a partir de umedecimento, hidratação do local e medicação. O objetivo é preservar a mucosa nasal remanescente.
Esta é a solução para casos leves e moderados. Já no primeiro quadro, os graves, é preciso recuperar os cornetos que foram ressecados em excesso durante as cirurgias. As opções mais comuns são o aumento e a recriação das estruturas através de uma cirurgia reconstrutora.

Agende uma consulta

Se você se enquadra em alguma das informações que descrevem a Síndrome do Nariz Vazio, não deixe de buscar ajuda médica. Visite o nosso site para conhecer especialistas que podem te ajudar e aproveite para agendar uma consulta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir