Os sintomas podem confundir muitas pessoas, mas o resfriado, a gripe e a crise alérgica possui diferenças fundamentais para identificar e cuidar de cada caso. E lembre-se, para qualquer diagnóstico, a orientação de um otorrinolaringologista será essencial para adotar o melhor tratamento a ser seguido.

Apesar de terem muitos sintomas em comum, o resfriado, gripe e alergia são problemas de saúde distintos. E o que funciona e faz sanar os sintomas apresentados em um resfriado, por exemplo não ajudam a resolver um quadro de alergia, por isso identificar cada quadro e seus sintomas é essencial.

 

Confira as diferenças de cada doença

 

Resfriado

 

O resfriado é uma infecção viral que penetra no corpo pela boca, olhos e nariz.  Seus sintomas se assemelham com os de uma alergia. Tem seu início lento e pode apresentar coriza e obstrução nasal, tosse seca, dor de garganta leve.

O quadro dura menos de uma semana e pode ocorrer febre, porém baixa.

Não existe vacina contra resfriados, porém adotar alguns hábitos são essenciais para evitar o contágio, tais como: lavar bem as mãos, usar lenço de papel, cobrir boca e nariz quando for espirrar ou tossir e evitar contato prolongado com pessoas resfriadas.

Para diagnosticar corretamente o quadro clínico busque sempre a orientação de um especialista em otorrinolaringologista.

 

Gripe

 

A gripe é uma infecção por um tipo específico de vírus, influenza A e B, que sofre mutações sazonais. Os sintomas costumam ser mais intensos se comparado a um resfriado.

O que incluem febre alta, dores musculares, cansaço e dificuldade para respirar, e em casos de crianças devem ser orientadas imediatamente por um especialista em otorrinolaringologia para que não ocorra associação com outras doenças.

Para identificar os sintomas específicos da gripe e não confundir com outros quadros é necessário identificar e diferenciar cada sintoma. Na dúvida jamais dispense a orientação de um otorrinolaringologista.

 

Alergia

 

A crises alérgicas quando aparecem com sintomas respiratórios são muito confundidas com gripes e resfriados. Espirros, coceira no nariz e nos olhos, coriza e obstrução nasal  são alguns dos sintomas que podem ser identificados, mas não ocorre febre.

Os sintomas de uma alergia podem durar enquanto houver a exposição ao alérgeno, como poeira, mofo, pólen, animais e alguns tipos de ácaros, o que é mais comum.

Sendo assim, as alergias podem durar semanas se não receberem o tratamento adequado com antialérgicos. Sendo fundamental identificar a causa da reação alérgica e interromper o contato com o agente alérgeno.

Para a identificação dos primeiros sintomas é fundamental buscar a orientação de um otorrinolaringologista para identificar e recomendar o melhor tratamento que deverá ser adotado.

 

Agende uma consulta

 

Você consegue identificar e diferenciar alguns dos sintomas citados? Agende uma consulta e tenha a orientação de um especialista em otorrinolaringologista para identificar as causas e o melhor tratamento que podem está ocasionando a sua alergia, resfriado ou gripe.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir