Boa parte da população sofre ou já sofreu com alguma infecção de ouvido, e embora existam diferentes tipos de infecções no ouvido, a mais comum é chamada de otite. Trata-se de uma infecção dolorosa ocasionada por vírus ou bactérias.

A otite mais comum é a otite externa, mas há também a otite média e interna com sintomas diferentes que podem afetar diferentes partes do ouvido. Em caso de dúvidas, conhecer e diferenciar os sintomas e buscar a ajuda de um especialista em otorrinolaringologia é essencial para identificar, e obter a melhor orientação para iniciar o tratamento mais adequado.

Tipos de Otite


Os tipos de otite variam de acordo com a parte do ouvido afetado: externa. média e interna. Somente o especialista em otorrinolaringologia com a identificação dos sintomas. E o uso dos aparelhos específicos e exames indicados poderão diagnosticar o melhor tratamento para a otite.

 

Otite externa
A infecção ocorre na região da orelha externa, revestida por pele e constituída pelo pavilhão auricular e o conduto auditivo externo que termina numa membrana chamada tímpano.

Otite média
A otite do ouvido médio é uma cavidade que fica numa cavidade preenchida por ar que fica atrás do tímpano e que se comunica com o nariz por meio de um canal chamo de tuba auditiva.

Otite interna
A otite interna é a menos comum, felizmente, pois trata-se uma infecção localizada numa região delicada e complexa, região onde ficam a cóclea e o labirinto, responsáveis pela audição e equilíbrio. Infecções nessa região são graves e podem causar queda da audição e tontura intensa.

Causas
Em geral, a otite é causada por bactérias ou vírus que entram no corpo pelo nariz ou boca. Infecções respiratórias, alergias e poluentes do ar também podem levar a otites.

 

A otite externa, na maioria dos casos é causada pela umidade excessiva e feridas por hábitos inadequados como a de cotonete ou introdução de outros objetos estranhos, que empurram a cera para dentro do ouvido ocasionando infecções.

A otite média causada por vírus ou bactéria pode levar a um acúmulo de líquido atrás do tímpano. Pode ocorrer durante ou logo após gripes, resfriados e infecções na garganta.

 

Sintomas
Os sintomas variam de acordo com o tipo de otite, na maioria das vezes é identificado sintomas tais como, coceira, sensação de ouvido entupido, secreção amarela ou marron, em casos mais graves pode haver inchaço e vermelhidão, irritação, perda auditiva, febre, e secreção no ouvido.

 

Agende uma consulta
Se você está sentido alguns dos sintomas citados procure a orientação de um especialista otorrinolaringologista para fornecer o diagnóstico e a indicação de tratamento adequado. Agende a sua consulta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir