Gripes e alergias respiratórias são comuns em temporada chuvosa. Médicos otorrinos são bastante procurados neste período marcada pela queda de temperatura e baixa umidade do ar. Promove um ambiente propício para o surgimento de gripes e alergias respiratórias.

Isso ocorre porque passamos mais tempo em ambientes fechados com aglomerações de pessoas, o que favorece a transmissão dos vírus da gripe.

Já no caso das alergias, a temporada de chuvas e tempo frio e seco favorecem a dispersão de alérgenos no ar, o que contribui para o aparecimento dos sintomas alérgicos.

Como os sintomas podem ser muito parecidos, é comum confundir a gripe com uma alergia respiratória, por isso é comum aumentar o número de consultas em otorrinos.

Como diferenciar gripes e alergias respiratórias?

A alergia respiratória se caracteriza por coriza, espirros, obstrução nasal, coceira no nariz, entre outros sintomas. Normalmente a alergia respiratória não vem acompanhada de febre, tornando-se um dos principais pontos que podem diferenciar a alergia da gripe.

No estado gripal os sintomas são mais intensos, acompanhados de febre, queda do estado geral, dores no corpo com a adição de todos os sintomas já citados, por isso, a grande confusão que muitas pessoas fazem entre a alergia e a gripe.

Agende sua consulta na Clínica Otomax.