O ouvido é o órgão responsável por coletar, processar e enviar os sinais sonoros ao cérebro, também tem o papel de ajudar no equilíbrio. A audição é extremamente delicada e precisa ser devidamente cuidada para evitar problemas futuros, que acarretam perda parcial ou total desse sentido.

Quais as principais causas da perda auditiva?

A perda auditiva é mais comum a partir dos 65 anos de idade, mas pode atingir pessoas de qualquer idade. Suas causas são diversas, seja por lesão, infecção, uso indevido das modernizações, falta de cuidados com o ouvido ou barulho intenso e constante. A seguir, entenda as principais causas da perda da audição.

Perda auditiva relativa à idade

Com um tempo, o nosso sistema auditivo se desgasta. Por isso, as pessoas mais idosas têm dificuldades para ouvir vozes suaves e ouvir falas que contém ruídos. Muitas vezes, a pessoa que perde uma parcela da audição não se sente incomodada com isso, mas as pessoas as seu redor notam a falha no sistema auditivo.

Perda auditiva por infecção

Entre os fatores que levam à perda da audição, estão as infecções, como a otite. Elas podem ter como principal causa as bactérias ou vírus e serem causadas por outras doenças, como uma forte gripe ou alergia.

Uma das infecções comuns é a otite, que infecciona o ouvido médio, localizado atrás do tímpano. O acúmulo de impurezas e líquidos na tuba auditiva, região ligada à parte posterior da garganta, facilita a inflamação, gerando incômodo e a perda auditiva gradual.

Perda auditiva pela perfuração do tímpano

Muitos acontecimentos podem resultar na perfuração do tímpano. Ações simples como a limpeza do ouvido com materiais pontiagudos e até hastes flexíveis podem resultar na agressão do sistema auditivo. O tímpano também pode ser perfurado em razão das infecções, causando dor, sangramentos, zumbidos, presença de secreções e perda da audição.

Perda auditiva motivada por ruído

A exposição a altos ruídos podem acelerar a perda auditiva. Por isso, é muito importante fazer o uso de protetores auriculares quando você estiver exposto a barulhos excessivos para não desgastar o sistema auditivo e acelerar a perda auditiva.

Sintomas da perda auditiva

A nossa audição se modifica com o passar do tempo, mas com os devidos cuidados podemos mantê-la funcionando perfeitamente. Entre o desempenho ideal e a perda total da audição, existem muitas variações de níveis de perda auditiva. Veja quais são os principais sintomas da perda auditiva:

  • Necessidade de manter o volume da TV muito alta e dificuldade de escutar sons à distância;
  • Dificuldade em manter uma conversa em ambientes com grande fluxo de pessoas;
  • Sempre conduzir conversas em alto volume;
  • Intolerância a sons intensos;
  • Escuta zumbidos.

É importante estar atento aos sinais que apontam perda auditiva parcial. Dessa forma, você pode buscar ajuda do otorrinolaringologista e com o tratamento adequado, conseguir reverter a perda da audição.

Que tal testar a sua audição?

O teste auditivo é constituído por vários exames que determinam se você sofre de perda auditiva e qual o grau. O otorrinolaringologista avalia os exames, de acordo com o grau, o tratamento é realizado e em alguns casos é possível reverter a perda da audição.

Veja como está a saúde da sua audição. Faça uma visita ao otorrinolaringologista e previna-se contra a perda gradual ou total da sua audição. Na Clínica Otomax, você realiza exames, recebe o diagnóstico e realiza o tratamento no mesmo local e com os melhores especialistas! Agende sua consulta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir