Zumbido ou irritação no ouvido após festas de fim de ano?
As comemorações de fim de ano passaram mas ficou um zumbido no ouvido? Especialistas alertam sobre cuidados com a audição após as comemorações. Entenda:
Fogos de artifício e música alta podem causar lesões graves nos ouvidos e proporcionar perda auditiva aguda. Se você esteve próximo de disparos de fogos de artifício ou música alta, que é considerada uma prática típica do fim de ano, e está com zumbido ou irritação no ouvido procure um otorrinolaringologista, pois o o excesso de barulho dos fogos, de uma maneira geral, podem causar lesões graves na região do ouvido.
De acordo com os especialistas da Clínica Otomax, a pessoa exposta a esse tipo de barulho pode ter perda auditiva aguda que pode acontecer de forma instantânea e ou com o passar dos anos. Traumas sonoros podem, até mesmo, perfurar o tímpano e as queixas aparecem durante todo o ano.
A audição é algo que não faz parte da preocupação das pessoas. Muitas delas procuram um médico somente depois que percebe um incômodo ou dor na região dos ouvidos e já pode ser tarde demais. Vale lembrar que o risco de perda da audição pode afetar pessoas de qualquer idade.
- Published in audição
Rinoplastia é bem vinda em casos específicos de acidentes e traumas
Rinoplastia além da estética. Você sabia que em 2020, o Brasil foi o país que mais realizou cirurgia plástica no mundo, desbancando os Estados Unidos e diversos países da Europa, segundo a Sociedade internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS).
A rinoplastia, cirurgia plástica que remodela o nariz, ganha destaque nesse cenário e é certamente uma das cirurgias mais populares e buscadas por homens e mulheres. O motivo é simples, ao contrário do que se pensa, hoje em dia, o procedimento é indicado não só para melhorar o visual, mas também para restaurar ou melhorar diversas funções nasais.
Em casos de acidentes ou traumas
Por mais estranho que isso possa parecer, fraturas no nariz são responsáveis por muitas procuras da rinoplastia. Episódios de acidentes, quedas, práticas de esportes muitas situações podem levar a lesões na região nasal. Para esses casos, a orientação é procurar ajuda médica assim que possível.
Mas isso não vale só para episódios de fraturas no nariz; a decisão de fazer a rinoplastia precisa ser pensada com cautela e deve ser tomada após muita pesquisa e informação. A escolha do cirurgião, por exemplo, é de extrema importância.
- Published in Rinoplastia
Gerenciamento e otimização do sono na mira dos investidores
O sono é uma das atividades de grande importância para colaborar na qualidade de vida de um indivíduo. Sem ele, fadiga, irritabilidade e até problemas cardíacos podem ser desenvolvidos. Por conta dos danos causados à saúde em decorrência da privação das horas dormidas, surgiu uma nova especialidade: a medicina do sono.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 40% da população mundial possui alguma queixa quanto à qualidade do sono. Considerando que a Classificação Internacional de Distúrbios do Sono possui mais de 100 transtornos listados, é importante que o paciente procure um médico especializado em medicina do sono para obter um diagnóstico preciso.
Nos últimos anos, houve uma explosão no setor de saúde e bem-estar, à medida que mais consumidores demonstram disposição para investir em sofisticados dispositivos vestíveis e equipamentos de ginástica com tecnologia. Cada vez mais pessoas estão tentando entender como otimizar nutrição, hábitos de exercício, recuperação, sono, saúde mental e gerenciamento de estresse.
Gerenciadores e otimização do sono
Mesmo com as inovações em tecnologia vestível e o crescimento da medicina personalizada, os capitalistas de risco estão notando a oportunidade de mercado no segmento do sono.
Os últimos dois anos trouxeram consigo enormes quantidades de capital para o setor. Empresas como Eight Sleep, Purple, Leesa, Casper e outras estão vendo grandes aportes de capital para ajudar as pessoas a resolver muitos dos problemas comuns do sono, resultando em avaliações empresariais de bilhões de dólares.
O que costumava ser uma indústria que se concentrava na altura ou no posicionamento do colchão evoluiu para uma em que biometria e medição de dados ditam as mudanças na temperatura e no conforto do colchão. Embora seja fácil presumir que há pouco espaço para melhorias no mercado de colchões, estimado em US$ 27,5 bilhões, muitos investidores veem muito mais oportunidades para ofertas expandidas e produtos complementares.
Na Clínica Otomax, em Fortaleza, você encontra médicos especializados em Medicina do Sono que ajudarão você a entender melhor as suas demandas de saúde. Quer saber mais? Fale conosco!
- Published in Medicina do Sono
Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez: 7 cuidados para preservar a audição
O Brasil tem um dia para alertar a população sobre a importância do combate e prevenção à surdez, mas os cuidados devem durar o ano inteiro. Neste dia 10 de novembro, os profissionais da área alertam para a diminuição da capacidade de ouvir abaixo de níveis considerados normais. “Esta diminuição pode ser leve, moderada ou grave, por isso é importante estar atento”, sublinha a médica otorrinolaringologista, Dra. Flávia Mont’Alverne, da Clínica Otomax, em Fortaleza.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo menos 800 milhões de pessoas sofrem alguma perda auditiva no mundo. Já os dados da Sociedade Brasileira de Otologia (SBO), indicam que, de cada mil crianças nascidas no País, de três a cinco já nascem com deficiência auditiva. Entre os 20 e 40 anos de idade, a surdez acomete 15% das pessoas. Já acima dos 70 anos, a prevalência pode chegar a 50%.
“Existem exames adequados para todas as idades. O exame das otoemissões acústicas (teste da orelhinha) é obrigatório em todos os recém-nascidos. Nas crianças maiores e adultos, a audiometria é realizada como um check-up de rotina da saúde auditiva. Ambos são exames simples, rápidos, indolores, sem riscos e realizados, inclusive, aqui na Clínica Otomax”, diz a médica.
Algumas medidas de prevenção são essenciais para manter uma audição saudável. São elas:
1 – Respeite os intervalos de repouso sonoro após exposição a altos volumes ou altos níveis de intensidade de som;
2 – Use protetores auditivos quando recomendado, principalmente em locais de trabalho que causam risco à audição pela exposição a altos níveis de intensidade sonora;
3 – Jamais use objetos pontiagudos no ouvido;
4 – O cotonete deve ser usado para limpeza do excesso de cera na parte mais externa do ouvido. Jamais deve ser introduzido no canal;
5 – Evite a automedicação;
6 – Acostume-se com níveis de som médios ou leves no momento de escutar som ou assistir filmes.
7 – Visite um médico otorrinolaringologista com frequência para check-up de rotina.
- Published in audição
Você tem crise de amigdalite com frequência? Procure um especialista!
Você tem ou já teve crises recorrentes de infecção de garganta, com inchaço ou pus nas amígdalas? Estes são sintomas muito comuns e presentes nas pessoas que sofrem com amigdalite.
A amigdalite é uma doença infecciosa, pode ser causada por vírus ou bactérias, que atinge dois órgãos de defesa que são localizados no fundo da garganta, chamados de amídalas. A infecção ainda provoca dores, febre, congestionamento nasal, coriza e até mau hálito. A amigdalite causada por bactérias causa um estado mais comprometido, com sintomas mais fortes.
Essa doença é causada por agentes externos e, por isso, pode ser transmitida por gotículas expelidas em tosse, espirros, compartilhamento de objetos ou beijo. A tendência é que os casos aumentem durante o inverso, por conta do clima mais frio, como a maioria das doenças respiratórias.
A amigdalite é recorrente em crianças
Podemos explicar essa frequência baseado em alguns fatores. São eles:
– A amigdala cresce naturalmente e se expõe a riscos de inflamação;
– O sistema de defesa das crianças ainda não se desenvolveu completamente e, por isso, não é tão forte quanto o dos adultos;
– Ambientes como berçários ou tapetes podem facilitar a transmissão dos vírus e bactérias. Por isso, devem estar sempre limpos;
– As crianças tem probabilidade de ter refluxo constantemente, este é um agravante da amigdalite.
Atente-se ao seu filho, quando ele apresentar saliva excessiva ou ter redução do apetite. Os casos de amigdalite em crianças, costumam ocorrer depois dos 12 meses de idade e podem ser recorrentes. Nesses casos, o melhor a se fazer é ir ao Otorrinolaringologista e realizar a consulta com o especialista no assunto.
Agende sua consulta!
O estilo de vida saudável é uma das maneiras de prevenir a amigdalite, outra maneira é cuidar da higiene pessoal, visto que a doença se prolifera através de agentes externos. Quando existe a recorrência em casos de amigdalite, o melhor a se fazer é buscar o acompanhamento com o especialista, para que não haja complicações posteriores.
Ao consultar os especialistas da Clínica Otomax, eles lhe darão as melhores soluções e tratamento. Por isso, agende sua consulta, venha para a Clínica que cuida da sua saúde em todos os sentidos!
- Published in alergia, alergia respiratória, Saúde e Bem Estar
Quando devo ir ao Otorrinolaringologista?
O profissional especialista em Otorrinolaringologia é o mais completo quando falamos em cuidados com a garganta, ouvidos e nariz. O seu trabalho é voltado para medidas de prevenção a fim de manter a saúde do paciente com técnicas especializadas, tratamentos e exames.
O otorrinolaringologista está apto a atender todas as idades e resolver diversas situações. Se você tem filhos e quer resguardá-los de casos de amigdalites e otites, que são comuns em crianças, esse profissional é ideal. Os casos de rinite e sinusite, muito recorrente em adolescentes e adultos, também são solucionados através do atendimento com o Otorrinolaringologista. Na terceira idade, é necessário a busca desse profissional, para que não ocorra situações de perda auditiva ou distúrbios relacionados ao equilíbrio do paciente.
Quais sintomas me alertam para ir ao otorrinolaringologista?
A procura pelo otorrinolaringologista deve acontecer como maneira de prevenção das doenças do ouvido, nariz e garganta. Destacamos alguns sintomas que, se sentidos, devem servir de alerta para a busca com urgência do profissional especializado em otorrinolaringologia.
- Dor ou desconforto nos ouvidos;
- Zumbido nos ouvidos;
- Secreção nos ouvidos;
- Redução da percepção auditiva;
- Dor de garganta ou dificuldade para engolir;
- Amígdalas aumentadas;
- Presença de cáseo nas amígdalas;
- Dor de cabeça ou na face;
- Problemas de equilíbrio;
- Tontura;
- Má qualidade do sono;
- Rouquidão;
- Coriza intensa;
- Sangramento nasal.
A Clínica Otomax está esperando por você!
Realize visitas periódicas e previna-se das doenças do ouvido, nariz e garganta. Agende sua consulta na Clínica Otomax, temos os melhores especialistas em otorrinolaringologia para cuidar da sua saúde!
- Published in Saúde e Bem Estar, Sem categoria
Saiba a importância de realizar o teste alérgico
Você já sentiu incômodo ao usar cordão? Já se sentiu mal após comer algum fruto do mar? Passou perfume e em seguida começou a espirrar? Você pode ter alergia a alguma substância e isso é possível descobrir realizando o teste alérgico.
- Published in alergia, alergia respiratória, exames
Você sabe para que serve o exame de Audiometria?
Você está sentindo algum incômodo na sua audição? Precisa pedir para as pessoas repetirem o que falaram? Você sempre aumenta o volume dos aparelhos para ouvir melhor? Esses sintomas significam que existe algo errado com a sua audição.E a audiometria é um dos principais exames que permitirá diagnosticar a causa da sua perda auditiva.
05 maneiras de evitar alergia respiratória em crianças
A alergia respiratória em crianças pode causar muitas preocupações para os pais que veem seus filhos sofrerem com crises que podem ser agravadas. Nesse caso, a atenção deve ser redobrada, pois, às vezes, simples alergias podem desencadear problemas mais sérios de saúde.
A alergia respiratória trata-se de uma resposta do organismo quando o indivíduo se expõe a um fator desencadeante. Nas crianças, podem afetar o desenvolvimento e atrapalhar o rendimento escolar.
- Published in alergia, alergia respiratória, Otorrinopediatria
Como diferenciar os sintomas do Coronavírus de outras doenças virais?
O COVID-19 (coronavírus) ficou muito conhecido pela sua capacidade de transmissão na China e se espalhou pelo mundo, causando a pandemia que estamos vivendo atualmente.
O novo coronavírus possui sintomas semelhantes ao resfriado e gripe. E, por causa dessa condição, muitos pacientes se confundem em relação ao diagnóstico da doença. A Clínica Otomax, preocupada com a sua saúde, vem lhe dar dicas para diferenciar os sintomas e como reagir caso sinta indícios dessas doenças virais.
- Published in Saúde e Bem Estar